Início » Residência PQIA

Residência PQIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

portico-campus-usp-rp

Portão de entrada do Campus da USP – Ribeirão Preto

O PROGRAMA

Nosso Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência (PRM-PQIA) é um programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, com seis vagas credenciadas para obtenção da certificação como especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Área de Atuação). O programa é destinado a médicos que tenham concluído três anos de residência em Psiquiatria (conforme normas da AMB e CNRM).

O PRM-PQIA tem a duração de um ano, em regime de tempo integral, ou sessenta horas semanais. O residente recebe uma bolsa no valor estipulado pela CNRM, e que é concedida tanto pelo Ministério da Saúde, pelo Programa Pró-Residência, quanto pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo (em 2016 serão concedidas cinco bolsas, no total).

Nosso programa possui supervisores e preceptores médicos especialistas em psiquiatria geral e psiquiatria da infância e adolescência, com formação pós-graduada. Todas as atividades são supervisionadas e são realizadas nas unidades do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HC-FMRP-USP e demais unidades do HC-FMRP-USP.

Para os médicos residentes em Psiquiatria Geral, do terceiro ano, e que estão em formação no HC-FMRP-USP, é oferecido um estágio de quatro meses (com 16 horas semanais) que compõe a grade obrigatória de formação da residência médica em Psiquiatria Geral.

PROCESSO SELETIVO

A cada ano é aberto um processo seletivo pela COREME, Comissão de Residência Médica do HC-FMRP-USP, através de edital público. Em geral, o edital é divulgado no ano anterior ao início do programa (geralmente no mês de Outubro). O processo seletivo inclui um período de inscrições e a realização de provas. Para inscrições o interessado deve acessar o link abaixo (usando Internet Explorer). Se você tem interesse, mantenha-se atualizado através de nosso link de “Notícias” (você pode “seguir”, a nossa página e receber atualizações por e-mail, veja ao pé da página!).

http://www.hcrp.fmrp.usp.br/rh/menu_rh_residencia.asp


Objetivos do Programa:

Clique no link abaixo para ver os objetivos educacionais do PRM-PQIA do HC-FMRP-USP:

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


2 Comentários

  1. Helenabravo disse:

    Olá! Sou pediatra e tenho especialização em psiquiatria. Tenho muito interesse em fazer essa residência.

    Curtir

    • PAI-PAD disse:

      Olá, Helena, obrigado por sua mensagem. Atualmente, devido às regras vigentes oriundas da AMB e ABP, o acesso à Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência tem como pré-requisito indispensável a certificação de conclusão de programa credenciado de Residência Médica em Psiquiatria. Em nosso programa temos uma estreita e harmoniosa cooperação com a Pediatria, e avaliamos como muito apropriado e bem vindo o início de diálogo entre a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Esperamos que possa resultar em mudanças benéficas para o maior aperfeiçoamento da formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência, nos igualando aos centros internacionais.
      Gostaria de sugerir que procurasse informações sobre os estágios de Médico Adido para aprimoramento profissional, no HC-FMRP-USP (veja a página).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: